Catequese em Família - 1º Ano

Paróquia da Maia - 2009/2010 (Grupo 09)

catequistas09@catequeseemfamilia.com

Presépios

por Inês

Este Natal, temos uma proposta de trabalho para fazer em família.
Por esta altura, todos enfeitamos as nossas casas com o pinheiro de Natal, o presépio, fitinhas aqui e ali...
Mas qual será o verdadeiro significado do Natal?
Na catequese, aprendemos que celebramos todos os anos o nascimento de Jesus, que estamos a conhecer cada vez melhor. Então, achámos que o presépio é um símbolo importante, que nos faz lembrar que também nós devemos nascer para o Amor, tal como Jesus fez...
Mas se forem às lojas, vão verificar que os presépios são muuuuito caros! Com materiais finos, que caem e partem, por isso têm de ficar bem longe das crianças...
Mas Jesus não gostava nada de ficar longe das crianças.
Então, o que vamos fazer? Vamos construir um presépio com as nossas crianças! Não um presépio fino, muito caro, mas um presépio simples e cheio de significado!
Que tal, durante a semana, abdicar um bocadinho da televisão (e até mesmo do trabalho) para se sentarem com os vossos filhos a construir um? Podem usar todo o tipo de materiais: papel, cartão, plasticina, barro, plásticos, bolinhas de ping pong, folhas, pinhas, pedrinhas, tudo!
Tudo o que vier à imaginação e que quiserem transformar num presépio!
Que tal?
Divertido, não?
A proposta é que os levem já no sábado. No caso de não haver mesmo mesmo tempo nenhum (e isto não é uma hipótese a escolher), tragam-nos em Janeiro (mas é muito mais giro fazer o presépio antes do Natal, não é?).
Abaixo vão algumas imagens com exemplos de presépios deste género:



Bom trabalho!

Catequese do próximo sábado

por Inês

Olá Papás!
Peço desculpa pela demora na actualização do blogue... vida de catequista é complicada! :) Mas posso assegurar que não queremos esconder-vos nada!
Por isso, queremos convidar-vos para, no próximo sábado, se juntarem a nós e aos vossos filhos para fazermos catequese em conjunto. Sim, que catequese não se faz só com um catequista a falar e os outros a ouvir, faz-se em comunhão, em convivência...
Este ano, o nosso grande objectivo é criar convosco e com os vossos filhos uma comunidade de gente que se conhece e se ajuda!
Por isso, porque não juntarmo-nos para brincar?
Se estão a ler isto com os vossos filhos, aposto que já abriram um sorriso enorme. Brincar, sim! Faz-nos muita falta brincar! E é esse o grande objectivo da tarde de sábado.
Será no Externato Patronato da Imaculada Conceição, em Gueifães-Maia, das 14h30 às 18 (aproximadamente).
Coisas a levar:
- uma pequena multa para o lanche (pequena, lembrem-se que é muita gente e se todos levarem o correspondente a um batalhão temos comida para meio ano! :P)
- o presépio feito em casa (explicação no próximo post)
- muita alegria e boa disposição!
Até lá! :)